O assunto de hoje é sobre estilo (matériazinha meio que obrigatória para todo e qualquer ~blog de moda~ que se preze).
É engraçado porque a princípio parece ser um tema super fácil de conduzir, mas quando comecei a rascunhar sobre o que dizer, percebi que é um tanto mais complexo do que a gente imagina.
Bom, vamo lá mesmo assim ^^
Vamos começar de um modo mais geral (e um tanto clichê) e ir focando no que realmente interessa aos poucos.
Todo mundo costuma ter um jeito próprio de ser; ter um conjunto de características que definem a pessoa que você é: suas qualidades, seus defeitos, suas preferências, suas repulsas... ou seja, ter uma personalidade, e a partir disso, ter um estilo.
O teu estilo existe para te guiar, a partir de um mar de conteúdo que é a vida, baseado em quem você é no meio dessa loucura toda.
Ele existe pra ajudar a traduzir e mostrar a pessoa que você é (foi ou será; isso explica o porquê de geralmente mudarmos de estilo da adolescência pra vida adulta, por exemplo. Já que nos tornamos uma pessoa diferente da que estávamos acostumados a ser).
(Waldemar Strempler)
Num mundo cheio de conteúdo e referências, é completamente normal a gente ficar meio perdido às vezes sobre que estilo realmente temos e qual seguir. Eu, que quase sempre me considero uma pessoa resolvida nesse sentido, já passei e ainda passo por isso algumas vezes.
Esse post de hoje é uma tentativa de te ajudar a descobrir (e caso já saiba) te de ajudar a focar mais no teu estilo. E assim, contribuir pra você se sentir uma pessoa mais "encontrada" e satisfeita consigo mesma =)
Sendo assim, o que seria ter Estilo próprio e o que seria 'ir com a maré'?
Se você procurou sobre o tema e está lendo esse post agora você deve se encaixar em uma dessas quatro opções:
1) Já está seguro(a) do seu estilo e satisfeito(a) com o que monta na frente do espelho, só quer sondar pra ver se eu vou dizer algo interessante mesmo (que talvez até acrescente) ou só abóbrinhas generalizadas (como 90% das ~blogueirinhas~ da internet).
- Você aparentemente já tem um estilo definido/próprio e está de bem consigo mesmo e tomara que você ache algo interessante e não abóbrinhas.
2) Diz pra si mesmo(a) ter um estilo próprio mas não sabe se acredita muito nisso porque às vezes fica meio confuso(a) se é realmente aquilo que gosta, se é realmente aquilo que te representa.
- O que significa que você está no caminho certo e só precisa de mais esclarecimentos, de mais certeza sobre quais são os teus tipos e o que melhor te define.
3) 'Ter estilo' é uma coisa meio abstrata pra você, da qual nem tem certeza se se importa o suficiente pra procurar ter um; as pessoas costumam te achar genérico(a), básico(a) demais ou até mesmo 'sem sal'.
- Certamente você também tem um estilo, só precisa aprender a externar melhor sua identidade visual, sua personalidade. E isso se você realmente achar que quer fazer isso.
(Eu parto sempre do princípio de que se está bem do jeito que está, não tem porque mudar)
4) Toda vez que acha que tem um estilo descobre que aquilo não era bem o que você queria, aquilo te representou por um breve momento e agora não representa mais. E logo em seguida dessa realização você começa uma peregrinação de 'stalkeamento'.
Stalkeia as amigas estilosas, os crushs, as celebs ou pessoas que você nem conhece (mas stalkeia mesmo assim) que você admira, tudo pra se inspirar de novo, pra descobrir qual novo estilo te influenciará...
- você, pessoa, está indo com a maré.
Apesar disso, o maior foco aqui será em como se faz isso com o vestuário.
Agora vem comigo e vamos trazer estilo pra esse serumaninho lindo q é vc <3
Pra começar, uma cena importantíssima de Mean Girls pra ilustrar bem a base do que irei dizer:
Gente, essa cena da Regina, por mais boba que pareça, é uma lição e tanto! Pra mim esse é o principal segredo de uma pessoa estilosa:
- Tenha segurança em quem você é! Auto-confiança! Autoestima!
E, fala a verdade? não é isso que todo mundo quer? Se sentir bem em quem realmente é?
Eu sei que falar é fácil e nem tudo se resolve com um simples 'vou ser assim' e pronto. Mas é um começo.
Aprender a gostar e valorizar características só suas e ser mais quem você realmente é, é o principal passo pra ser aquela pessoa que todo mundo deseja copiar e ter um estilo admirável.
"Tá, e agora?''
Depois que você começa a apreender a essência dessa cena de verdade, os próximos passos são bem simples.
- Tenha uma visualização clara do que te atrai
Já ouviu falar de Moodboard? Pra que não está familiarizado com o tema, Moodboard (ou painel) é um 'quadro de atmosfera/clima' que é usado pra direcionar foco, organizar e traduzir visualmente uma ideia, ou seja, definir estilos.
Eu fiz um virtual (no Photoshop) no início desse ano pra ilustrar uma pequena obsessão que eu estava (e ainda estou um pouco) com a cor rosa.
Aqui eu coloquei imagens aleatórias mas que mesmo assim, de alguma forma traduzisse meus gostos e preferências, todos com a cor rosa em comum.
E é isso que você vai fazer também.
Dá pra fazer tanto físico quanto virtualmente, que no fim a aprendizagem será a mesma. Escolha a maneira que se sinta mais à vontade e que liberte mais a sua criatividade, quem tem um lado mais puxado pra 'de humanas', por exemplo, pode se identificar mais com colagens do que ficar sentado na frente do computador.
Esse de cima já fiz faz uns anos, e o engraçado é que continua traduzindo bem o que gosto ainda =)
Essa consistência é um ótimo sinal de que minha personalidade já não anda tão mutável (finally adulta, ahaha)
Quem me acompanha no Insta deve ter visto o último que fiz (pra aula de Desenvolvimento de Coleção do meu curso de Moda), numa temática um pouco mais uniforme:
Minha gatinha Maze dando o ar de sua graça
Fazer alguns desses vai deixar bem mais claro seus gostos e te ajudar a enxergar melhor sua personalidade; se você é uma pessoa mais romântica, mais esportiva, mais sensual, etc...
Talvez não seja fácil no início (como eu sempre fui uma pessoa mais 'artística', sempre tive facilidade em composições, então pra mim isso é bem simples), mas não há nada que a prática não resolva caso não goste muito dos primeiros resultados.
- Tenha só o que te faça se sentir bem e desfaça-se do que não
Fazer uma limpa no guarda-roupa e começar a adquirir peças somente se forem de acordo com você, é sempre uma boa ideia.
Aprender a 'filtrar' o que você usa (que consequentemente reflete no seu estilo) nem sempre é tarefa fácil. As pessoas costumam muito ter a mania de querer usar coisas que tem um grande apelo belo/estético mas que não combinam em nada com as pessoas que são.
É normal achar bonito elementos que nem sempre te traduzem, admirar a beleza de algo não precisa ser sinônimo de 'must have'.
Quantas vezes você não viu alguém que parece que engoliu um milhão de estilos e vomitou o que está usando?
Se você quer ter uma identidade visual clara, que realmente te reflita, é importante manter um foco e se desfazer do que não te representa.
Separe tudo do seu guarda-roupa em duas pilhas: 'me' e 'pretty, but not me' e livre-se dessa segunda. Doe para instituições, dê para as amigas, se quiser pode até mandar pra mim (eu trabalho com produção de moda e me pode ser uma mão na roda), AHAHA, mas não se apegue à algo por simples acumulação compulsiva.
And, that's it!
Ter um estilo maravilhoso e que só exalte quem você é (te tornando uma pessoa com identidade própria e consequentemente mais interessante) é mais fácil do que se imagina. Basta você querer.
Posts com ideias e dicas de como se vestir virão futuramente.
Como eu entendo estilo como algo mais pessoal/individual, achei importante falar dele de maneira que você pudesse encontrar o seu sozinho, não comigo te empurrando o meu.
Espero que tenham gostado! Dúvidas, sugestões para próximos posts e comentários no geral são bem-vindos. Biz biz
Espero que tenham gostado! Dúvidas, sugestões para próximos posts e comentários no geral são bem-vindos. Biz biz