Já faz um tempinho que o Barroco voltou a dar o ar de sua graça atualmente, só que dessa vez não nas obras de arte, na literatura, ou na arquitetura, como no passado, mas no mundo da moda.
Exemplo de pintura italiana Barroca
(Caravaggio - Cena in Emmaus - 1601)
(Interior da igreja do Mosteiro de São Bento - Rio de Janeiro)
(Editorial "Ornate Expections" para o site "How to Spend it")
Obviamente vocês sabem o que foi o Barroco na história, seria subestimação de minha parte colocar um resumo aqui; mas acho interessante ressaltar que a principal característica do Barroco convertida para tendência no mundo da moda foi a ostentação do ouro. Ou seja, o estilo é facilmente identificável: extravagância, dramaticidade e sofisticação.
As peças que definem esse tema contém floreios em dourado com fundo preto, aplicações, bordados, mix de texturas rebuscadas e estampas, rendas, veludo, transparências, arabescos, dentre outras pequenas variações.
Se pensarmos em blocos de cores para compôr um visual mais fiel ao tema com os itens citados acima, teremos os tons escuros de vermelho (bordô/vinho), verde (oliva/musgo) e metalizados quentes (cobre/dourado) {sem falar o preto - óbvio} como carros-chefe.
Apaixonada por arte e literatura, o Barroco já me era querido, quando apareceu na moda quase infartei, ahahaha. É muito luxo! Deixa as mulheres super femininas e elegantérrimas, praticamente um grito de 'sou rica!!'. Os homens também ficam maravilhosos; a sofisticação em pessoa! Parecem uns príncipes malvados, ehehe.
Lembra do Barroco na arquitetura? Aquele excesso de informação que até de deixa tonta? Pois é, tem que tomar cuidado na hora de montar o look.
Como toda tendência você tem a opção de aderir totalmente ou só inserir pequenas quantidades do tema no visual, dependendo daí da sua personalidade {porém o mais recomendável tratando-se desse tema, é colocar um elemento ou outro na produção}; se você for mais minimalista, por exemplo, um penteado, uma única peça estampada ou uma maquiagem inspirada no estilo já bastará para mostrar que está por dentro das tendências.
- Looks com pitadas de barroco:
No look que eu montei para esse post usei um vestidinho de estampa lenço com um cintinho floreado que imita bastante os floreios do vestido, além de marcar a cintura e deixar a produção mais feminina e elegante, ele é um elemento a mais pra não deixar o look tão "pobrinho".
O colar de golinha dourado dá um glamourzinho a mais sem deixar a composição muito pesada {procuro sempre evitar isso}, além de levar 'o ouro' para a produção.
Apesar do dia ser de sol, ainda estamos no inverno e nas ruas de Curitiba corriam ventos geladinhos, por isso as botas, meia e blazer; pretos para harmonizar melhor com fundo da estampa, assim o vestido se tornou a estrela principal da produção.
Completei com um tom de batom escuro. Essa cor só foi possível com a mistura de dois: um roxo/vinho -"grape" da Revlon- com vermelho -"rosseto liquido lunga durata" da Wjcon (uma marca italiana).
- Make:
Um dourado esfumado, para não perder o clima de requinte, com um batom vinho (o "grape" da Revlon), nas maçãs do rosto um tiquinho de blush bronze {que me serviu de contorno também} ("soleil" da Vult).
E para ficar um pouco mais clara minha inspiração barroca, prendi meu cabelo de um jeito mais característico: rabo de cavalo baixo com risca no meio, completando com uma tiara marrom com detalhes dourados {na verdade uma pulseira que prendi com grampos e que super deu certo, ahahaha}.
Essa trend surgiu no ano passado, porém acredito que deveria continuar por aí.
Por que aderir? Eu, como boa hedonista, defendo esse estilo de 'ostentação visual' {quando usado corretamente, claro}, é mais um prazer para o dia-a-dia; vestir-se bem e/ou ver alguém bem vestido é uma beleza a mais para os dias feios. Sem falar que não é sempre que o exagero {na medida certa!} nos é permitido sem causar má impressão. Pitadas desse tema nas produções são ideais para o(a)s amantes do luxo.
Espero que tenham gostado da matéria do dia.
Eu adorei a maquiagem e o look, por isso dividi com vocês! O que acharam?
Qualquer dúvida é só chamar!
Biz biz
Parabéns! Ótimo paralelo inter textual. Continue assim!
ResponderExcluirObrigada, Allan :)
Excluir